domingo, 1 de fevereiro de 2009

The 39 Clues ( As 39 Pistas)

Como bem sabe a J.K. Rowling, se você quer dominar o mundo, comece pelas crianças. Na próxima terça (9), a editora americana Scholastic, que tem os direitos da série Harry Potter nos EUA, lança The 39 Clues, uma série de 10 livros para crianças de 8 a 12 anos, que vem acompanhada de cards colecionáveis, uma caça ao tesouro ao redor do mundo, milhares de dólares em prêmios e uma versão para o cinema produzida por Steven Spielberg.

É a história de 2 irmãos que descobrem serem parte da família mais poderosa do planeta, e de 39 pistas espalhadas pelo globo que são a chave para decifrar o segredo do clã. Cada livro terá pistas que levam para o mundo real, passando pelo jogo online, passando pelos cards, possivelmente culminando nos filmes. Tudo planejado para render o máximo de grana possível, claro.

Não é a primeira vez que a literatura infantil usa o truque da caça ao tesouro - talvez o exemplo mais célebre seja Masquerade (1979), do artista inglês Kit Williams, que escondeu uma lebre de ouro maciço em algum lugar da Inglaterra e ocultou pistas nas ilustrações do livro que levavam para o local do tesouro. The 39 Clues também não é totalmente original como experimento crossmedia: Masquerade foi justamente a grande inspiração para o ARG Perplex City (2005-2007), que não era direcionado ao público infantil, mas também lançou cards colecionáveis para financiar o jogo e o prêmio de 200 mil dólares para quem encontrasse um artefato enterrado (na Inglaterra também!).

Se a ambiciosa empreitada global da Scholastic vai funcionar é outra história. Tudo depende da qualidade da trama e da vontade das crianças de sair por aí comprando cards e caçando pistas na internet e fora dela. As chances são bem razoáveis e, bom, o investimento é gigantesco e eles são a maior editora de livros infantis do mundo. Se der certo, The 39 Clues talvez seja o passo mais importante que o entretenimento crossmedia já deu para deixar de ser um nicho obscuro e virar parte da cultura de massa. Clique aqui para visitar o site oficial.

Fonte: Universo Fantástico

Nenhum comentário: